terça-feira, 1 de abril de 2014

Semana da Leitura 2014

Comemorou-se, de 17 a 21 de março, a 8ª edição da Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego. Com um vastíssimo programa de atividades, sob o tema Língua Portuguesa, a Semana da Leitura foi comemorada em todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento, promovendo o gosto pela leitura, desenvolvendo a transversalidade curricular, promovendo o trabalho colaborativo e um conjunto articulado de saberes e, sobretudo, estimulando a imaginação e a criatividade.
Durante a semana, as bibliotecas transformaram-se em espaços de verdadeira festa, com atividades dedicadas à leitura e aos livros, envolvendo todos os níveis de ensino.
Nesta Semana da Leitura,  falou-se de livros e de leitura; dramatizaram-se textos, como “A viúva e o papagaio”, “Príncipe Nabo” e “Terras de Xisto”; cantou-se e encantou-se; receberam-se autores nacionais e locais, como Daniel Completo, Graciema Gonçalves, Aurora Simões, Cristina Bernardes e Lídia Valadares contando, ainda, com a colaboração dos pais e encarregados de educação e outros elementos da comunidade, numa viagem fantástica pelo reino dos livros e das histórias, que encantaram pequenos e graúdos.

As bibliotecas foram, igualmente,  palco de sessões de Saúde Oral, no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar), sob o lema “Bocas saudáveis para lerem bons livros”, contando para isso com a colaboração do Dr. Jorge Tenreiro e da Enf.ª Ana Aguiar.

Em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação e com o apoio da Associação de Freguesias do Norte do Município de Lamego, realizou-se uma memorável sessão de "Homenagem ao Pai" que contou com a participação de alunos de todas as idades e com uma vasta adesão dos pais, bem patente na grande afluência de público.
Realizou-se também a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Leitura “Cartas de Amor/Amizade” e aos alunos selecionados para o Concurso Nacional “Faça Lá um Poema”, numa cerimónia que contou com a participação dos alunos e dos professores Gervásio Pina e Adriano Guerra.
Na cantina da Escola Secundária Latino Coelho, proporcionou-se um "Almoço com... Almeida Garrett”, cuja deliciosa ementa se baseou nas referências da obra do autor.

A Semana da Leitura tive como ambição celebrar a Língua Portuguesa envolvendo toda a comunidade educativa. Alunos e professores entregaram-se de alma e coração às atividades, desenvolvendo um trabalho criativo, entusiástico, meritório, lúdico e pedagógico revelando grande impacto na comunidade educativa e local.