terça-feira, 7 de maio de 2013

"Ler é antecipar um sentido" Maria José Vitorino




Maria José Vitorino

«Mediar a leitura, promover as leituras, desenvolver competências, construir ambientes onde os leitores cresçam e se formem, para toda a vida o serem, com todos os suportes, em papel ou na web. Esta missão, partilhada por bibliotecas e escolas de todos os tipos e para todos os públicos, anima quem nelas trabalha a vencer as dificuldades.
As profissões que escolhi e fui aprendendo a dominar – professora, bibliotecária – e os trabalhos com que fui ganhando experiência confirmaram a convicção do valor social e humano do livro e da leitura, seja em folhas de papel seja em frames, em leitura silenciosa e solitária ou em voz alta e a par, com maior ou menor interactividade. Porque sem eles o pensamento fica mais pobre, a imaginação mais difícil, o futuro mais triste.
Ser leitor desenvolve-se com o crescimento, e por isso escola e biblioteca, nas sociedades em que a primeira é cada vez mais universal – toda gente vai a escola, ou pelo menos tendemos a isso, e cada vez passa mais tempo na escola – e a segunda corresponde a uma conquista das sociedades que valorizam a solidariedade, o conhecimento e o direito universal a este conhecimento – princípio básico da própria noção de biblioteca, recurso partilhado de uma comunidade.» Maria José Vitorino
 


 
As bibliotecas são como os jardins.
Para ter sombra temos que esperar que as árvores cresçam.
Ou então colocámos umas árvores já feitas
que ficam muito bonitas mas que morrem a seguir.
Maria José Vitorino 
Não ler hoje em dia é quase como estar no mar e não saber nadar.
Até se pode flutuar e escapar mas não é a mesma coisa.
Ser leitor é uma coisa contagiosa. Os adultos têm que estar infectados.
Se não estiverem não contaminam.
Maria José Vitorino