sexta-feira, 23 de novembro de 2012

As Quatro Portas do Céu


As Quatro Portas do Céu
Rosa Lobato de Faria
Colecção: ASA Juvenil / Série Verde
Nº págs.: 34
ISBN: 9789724122533




"O céu tem quatro portas. A porta branca onde mora um velho chamado Inverno, a porta verde onde mora uma menina chamada Primavera, a porta amarela onde mora um rapaz chamado Verão e a porta dourada onde mora um homem chamado Outono". Assim começa o livro infantil de Rosa Lobato de Faria.
As quatro estações do ano são o tema central da história que, numa linguagem simples, descreve os encantos e recantos da natureza. O Inverno, a Primavera, o Verão e o Outono são as personagens que, de forma leve e carinhosa, dão vida ao enredo. Demonstrar e transmitir os benefícios da chuva, do sol, do pólen, da neve, das flores e das folhas são ideias a incutir nas crianças. Através da história, nascida de uma conversa com os seus netos, a autora quer "mostrar a todos os meninos que o Verão não é melhor que o Inverno, mas que ambos têm características próprias, todas elas necessárias à vida".
O mau humor do Inverno, a alegria da Primavera, a vitalidade do Verão e as qualidades artísticas do Outono são descritos por palavras simples e exemplos culturais do dia-a-dia. Pedagogia é a palavra de ordem da autora que aproveita para, "sem ser maçadora", ensinar pequenas coisas da vida e alguns conceitos gerais importantes. A referência a Vivaldi e à tradicional festa de São Martinho são aspectos que o livro contempla. A relação de amizade e de civilidade entre as pessoas é, também, referida para mostrar que "uma menina fresca e alegre pode ser amiga de um senhor velhote de nariz vermelhusco e ambos de um rapaz que gosta de surf e todos de um homem culto, que gosta de livros e de castanhas assadas, capaz de os juntar para beberem o vinho novo no dia de S. Martinho". A vida das pessoas tem quatro estações como o tempo. Todas elas têm o seu encanto, o que é preciso, diz a autora "é coração para senti-las e amá-las tal e qual como elas são".
A história de "As quatro portas do céu" pode ser  a base de um projecto, de âmbito cultural, envolvendo as três artes pintura, literatura e música, como por exemplo uma ópera infantil.
Nesta quadra festiva, o livro fica como sugestão para quem desejar presentear uma criança com algo que, mais do que uma simples história, é uma fonte didáctica de cultura e de sabedoria. Rita Lopes
«O céu tem quatro portas.
A porta branca onde mora um velho chamado Inverno, a porta verde onde mora uma menina chamada Primavera, a porta amarela onde mora um rapaz chamado Verão e a porta dourada onde mora um homem chamado Outono.
O Inverno sai da sua porta branca com um saco cheio de maravilhas e verifica que a tinta da porta está um bocadinho esmurrada. Volta atrás a buscar uma trincha e conserta aquela pequena mancha. Depois segue, um bocado rabugento, e como não quer que o vejam, tira do saco uma embalagem de nevoeiro e espalha-o pelo caminho. Fica tudo cinzento e, embora esta não seja a sua cor preferida, sempre a acha melhor que os castanhos de mil e uma tonalidades que o Outono deixou atrás de si.
O Inverno, como já perceberam, não gosta de dar nas vistas, por isso sai no dia mais curto do ano, 21 de Dezembro, convencido de que ninguém dá por ele. E de facto, às vezes estamos tão entretidos a preparar o Natal que nem o sentimos.
Por onde passa, vai deixando a Natureza arrepiada. As árvores largaram as últimas folhas (algumas!, porque outras, chamadas de folha perene, nunca se despem da sua roupagem). Os bichinhos escondem-se nos seus abrigos onde guardaram comida para os meses frios. As formigas, por exemplo, são muito previdentes e fazem sempre isso. Há animais, como os ursos, que dormem durante a época em que não há comida. Metem-se nas suas cavernas e ali estão quentinhos a hibernar, a poupar energias, para não darem de caras com nevões e outras coisas de que não gostam. Há ainda os pássaros que, não podendo sobreviver ao frio, preferem ir passar esses meses para lugares mais quentes do planeta, para depois voltarem a casa, como nós fazemos no fim das férias.
É por isso que o Inverno é um bocado resmungão. Não encontra quase ninguém pelo caminho a não ser árvores despidas e bichinhos assustados. Às vezes encontra pessoas, mas não dá para conversar, porque elas vão à pressa para casa, embrulhadas nos seus agasalhos, a soprar bafo quente para as pontas dos dedos.
Irritado com esta falta de atenção, o Inverno tira do saco uma chuva torrencial, de que todos fogem, mas que é uma das suas maravilhas porque vai alimentar os rios e preparar a terra para mais tarde desabrochar.» Rosa Lobato Faria, As Quatro Portas do Céu
I
1. De entre cada grupo de afirmações, assinala a que, segundo o texto, é verdadeira.
1.1. O Inverno é apresentado através da alegoria de um velho por ser:
a. a última estação do ano
b. muito frio
c. desejado por todos
1.2. Menina, rapaz, homem e velho são personagens que representam:
a. os membros de uma família
b. a Natureza
c. ciclo da vida
2. Pontua o texto apresentado, retirado da mesma obra, introduzindo-lhe as vírgulas ou outros sinais de pontuação necessários.
Entretanto os homens já cortaram a madeira só a indispensável e já a puseram a bom recato semearam e protegeram produtos da horta que fazem falta na nossa alimentação como agriões alfaces espinafres ervilhas tomate e temperos como a salsa e os coentros. E semearam o centeio para fazer mais tarde aquele pão escuro e saboroso do qual comido quentinho até o Inverno gosta...
3. Explica o significado das cores referidas no segundo parágrafo.
4. Completa o seguinte quadro, transcrevendo palavras ou expressões que ilustrem algumas características da personagem Inverno.
Solitário
tímido
adjectivos que o caracterizam directamente
5. Faz corresponder uma palavra à expressão do quinto parágrafo "ir passar esses meses para lugares mais quentes do planeta".
6. O que há de comum entre migrações e férias?
II
Com base no texto, elabora um comentário com cerca de sessenta palavras, sobre a frase:
As estações do ano deram "asas" à criatividade do narrador do texto.
Queres saber como Verão e Outono se distinguiam? Queres saber as amizades e os acontecimentos que se passam ao longo do livro?
Vem à Biblioteca dia 26.11.2012, 14:45h, escutar "As Quatro Portas do Céu" lida e apresentada pelo docente e escritor António Martins.
.António Martins Professor do Segundo Ciclo do Ensino Básico, Variante de Português e Inglês, Escola Básica 2,3/ S de Tarouca. Mestrado em Ensino da Língua e da Literatura Portuguesas. Formação Específica na Área do Novo Acordo Ortográfico: Curso sobre o Novo Acordo Ortográfico pela Fundação Oriente/Academia de Ciências de Lisboa.