terça-feira, 16 de outubro de 2012

Outubro: Mês das Bibliotecas Escolares

atuabe
Bibliotecas Escolares
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
Domínio C. “Projectos, parcerias e atividades livres e de abertura à comunidade” MABE

Para dar cumprimento aos objectivos e metas estabelecidas para o ano lectivo 2012-2013 "Cooperação-Aprendizagem-Conhecimento" do Centro Escolar de Lamego e Biblioteca Escolar do CEL e operacionalizar o domínio C. “Projectos, parcerias e atividades livres e de abertura à comunidade” MABE, a Biblioteca Escolar articula e planeia atividades, de carácter lúdico, pedagógico e cultural, de forma a cumprir a missão maior de uma biblioteca escolar: promover e consolidar hábitos de leitura e pesquisa nos alunos.
 
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego estão a trabalhar o domínio C. Projectos, parcerias e atividades livres e de abertura à comunidade.

De acordo com os princípios estabelecidos pela IASL- RBE- PNL - MEC, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Latino Coelho disponibilizam serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação, bem como colaboradores e cidadãos proativos.

Neste âmbito, a Biblioteca Escolar do CEL e o Centro Escolar de Lamego articulam-se com as bibliotecas municipais e escolares, com as AEC, com as associações de pais e encarregados de educação, com a Associação de Freguesias do Norte do Município de Lamego (AFNML),  Câmara Municipal de Lamego, Museu do Douro, Amigos da Biblioteca Escolar (BE) e outras entidades.
 
 «Desculpa... Por acaso és uma bruxa?» PNL

Esta foi a história que ouvimos dia 31 de outubro. A história apresentou-se num registo de leitura dramatizada pela turma do 3ºF e pelos Professores João Pedro e Sandra Rodrigues.
As turmas (1ºC, 3ºD, 1ºD) apresentaram em Inglês as atividades "Halloween colours" e "Happy Halloween" com a colaboração dos Professores Ribas, Piedade Pereira, Elisabete Martins, Sandra Rodrigues e Sandra Guerra.
A Professora de Inglês (AEC) Sandra Rodrigues no âmbito do trabalho colaborativo com as turmas do CEL  operacionalizou uma atividade sobre o Halloween. A atividade teve lugar no espaço da Biblioteca Escolar do CEL. Para a concretização desta atividade estiveram envolvidas as turmas (1ºC, 3ºD, 3ºF, 1ºD, 3ºA e JI sala 10).
A turma do 3º A e as Professoras Socorro e Sandra  e o JI sala 10 Professora Maria do Carmo envolveram-se na dinâmica da atividade promovida pela Professora de Inglês (AEC) Sandra Rodrigues.

De acordo com domínio C. “Projectos, parcerias e atividades livres e de abertura à comunidade” MABE, a Biblioteca Escolar articula, colabora e planeia atividades, de carácter lúdico, pedagógico e cultural, de forma a cumprir a missão maior de uma biblioteca escolar: promover e consolidar hábitos de leitura e pesquisa nos alunos.
Se não conhecem o livro  «Desculpa... Por acaso és uma bruxa?», espreitem aqui.
"O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler A Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas adoram gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: «Desculpa... Por acaso és uma bruxa?», engana-se sempre! Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à Biblioteca... sem desconfiar de que há uma grande suspresa à sua espera! Um grupo de bruxinhas que acabam por leva-o para a sua escola."
Docente Sandra Rodrigues AEC Inglês
 



Turma 3º F
 
Pré-Escolar do CEL

Leitura dramatizada pelo 3º F e  Prof. João Pedro
«Desculpa... Por acaso és uma bruxa?» PNL




Outubro: Mês internacional das bibliotecas escolares
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar 
o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar
O Homem e o Livro
Sessão orientada pelo Prof. Bibliotecário BML Victor Rebelo
No âmbito do Domínio C. “Projectos, parcerias e atividades livres e de abertura à comunidade” MABE,
a BML coopera com a Biblioteca Escolar do CEL

31 outubro 2012
30 outubro 2012
Turmas do 4º ano CEL
Prof. Lúzia, Prof. Natália,
Prof. Susana (Colaboradora BE)

Turmas do 4º ano CEL
Prof. Goreti, Prof. Gustavo, Prof. Susana, Prof. José Carlos


Prof. Bibliotecária Cristina Correia, Prof. Bibliotecário Victor Rebelo,
Prof. João Nuno Carvalho ( Equipa da CAP Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego),
Prof. Carlos Azevedo  (Coordenador do CEL)

Prof. BM Victor Rebelo, Prof. BE Cristina Correia,
Prof. Carlos Azevedo (Coordenador do CEL), Prof. Manuela Matos (Equipa da Coordenação CEL),
Prof. Bibliotecária Isabel Cristina Santos.
Turmas do 3º ano CEL
Prof. Socorro Ferreira, Prof. Jaime Gonçalves, Prof. Sandra, Prof. Ribas
Prof. Maria Remédios Silva (Técnica Superior Equipa BE),
Prof. João Nuno Carvalho ( Equipa da CAP Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego),
Prof. Susana Marques (Colaboradora BE)
Turmas do 3º ano CEL
Prof. BM Victor Rebelo
22 outubro 2012
Turmas do 3º ano CEL
Prof. Maria dos Anjos, Prof. João Pedro Santos, Prof. Paulo Guerra
O Homem e o Livro

(partilha) Escola Básica André Soares, Braga