quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VOZ E DICÇÃO - Leitura "Menina do Mar"






O Professor Amílcar Martins é um especialista em didática das artes, tendo-se especializado no Canadá, onde obteve o mestrado e o doutoramento pela Universidade de Montreal em Ciências da Educação – Didática das Artes, depois de se ter licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa.

 
Amílcar Martins é Philosophiae Doctor (Ph.D.) em Ciências de Educação – Didática das Artes, pela Université de Montréal, Québec/Canadá, onde obteve igualmente o Mestrado em Educação (M.Ed.) – Didática das Artes. É Licenciado em Teatro com o curso de Atores/Encenadores pela Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa.

As suas áreas de interesse de pesquisa científica, cultural e pedagógico-didática concentram-se na Arte-Educação; Didáctica e Cultura Artística; Expressão Dramática e Teatro; Contadores de Histórias; Voz e Dicção; Formação de Artistas, Animadores, Professores e Educadores de Infância; Narrativas Digitais; Relações Interculturais.

Dirigiu, coordenou ou participou em múltiplas iniciativas artístico-culturais, pedagógico-didáticas e/ou científicas em vários países, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Angola, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Macau, República Popular da China, Japão e Filipinas.

De entre as várias actividades artístico-culturais que desenvolveu destaca-se a sua actividade no campo do teatro e da dança, da rádio e da televisão, da apresentação e encenação de espectáculos e eventos culturais, de cursos de longa, média e curta duração, de festivais, conferências, palestras e oficinas.

É autor-coordenador do manual de Didática das Expressões, Lisboa: Universidade Aberta, 2002. É autor do livro Actividades Dramáticas nos Jardins de Infância Luso-Chineses de Macau, Macau: Fundação Macau e Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, 1998.