quarta-feira, 23 de maio de 2012

De carácter lúdico e divertido, o concurso "E-Poeta" voltará no próximo ano a estimular a cultura da escrita e fomentar os hábitos de leitura junto das camadas mais jovens do concelho de Lamego.

Concurso de Poesia "E-Poeta" volta a desafiar jovens autores lamecenses
No âmbito da Rede de Bibliotecas de Lamego, a Biblioteca Pública Municipal de Lamego, em parceria com as Bibliotecas Escolares de Lamego, voltou a desafiar os alunos das escolas do 1º e 2.º ciclo do concelho a recorrerem, com criatividade e imaginação, ao uso das novas tecnologias da informação para participarem no concurso "E-Poeta", comemorando-se, desta forma, o Dia Mundial da Poesia.

Este ano, tendo como patrono o poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira, o concurso ambicionou com a iniciativa divulgar a obra do poeta lamecense, nomeadamente através de palestras muito participativas sob a responsabilidade de Manuela Vaquero e uma exposição biobibliográfica que percorreu as bibliotecas escolares do concelho de Lamego.
O júri, constituído por Marina Valle, Manuela Vaquero, Fernando Marado, César Carvalho e Ricardo Pereira tiverem a árdua tarefa de avaliar um total de 170 trabalhos inéditos, tendo distinguido três poemas de cada entidade participante no concurso.
Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos vencedores, Marina Valle, Vereadora com os Pelouros da Educação, Acção Social e Cultural da Câmara Municipal de Lamego, sublinhou que o concurso "E-Poeta" foi “importante para despertar o gosto pela leitura e poesia”. “Todas as crianças que participaram foram vencedoras, pois escrever não é uma coisa simples, é uma tarefa difícil, porque além de ser necessário organizar o pensamento é preciso expressar sentimentos e emoções”, considera.

De carácter lúdico e divertido, o concurso "E-Poeta" voltará no próximo ano a estimular a cultura da escrita e fomentar os hábitos de leitura junto das camadas mais jovens do concelho de Lamego.