quinta-feira, 25 de março de 2010

Navegadores Magalhães @ Lamego Digital

'Vais viajar por estes mares da Lamego Digit@l com a ajuda do teu Magalhães e descobrir uma rota de conhecimento até agora desconhecida.
Embarca nesta aventura e surpreende-te com o que vais encontrar.'


Este foi o desafio que a Lamego Digit@l lançou a alunos da escola EB1 de Lamego n.º 1 quando, por proposta da Biblioteca Escolar, foi convidada a promover a formação de utilizadores dos computadores Magalhães e da Internet.
Num programa de seis sessões que agora se aproxima do final, os alunos do 3.º ano frequentaram as instalações da Lamego Digit@l, onde sob a orientação de Tânia Jerónimo e de Emanuel Peixoto, realizaram actividades de uma forma lúdica, desenvolvendo competências da comunicação, essenciais para a sociedade da informação. No final cada grupo de pequenos Grandes Navegadores terá produzido um vídeo multimédia a partir das tarefas propostas.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia

O Dia da Poesia
(21 de Março)


'Este dia tem forma de verso
e ameno tom de cantilena,
deixando no calendário
o perfume da rosa e do jasmim,
e às vezes também o da açucena.'


José Jorge Letria
O Livro dos Dias



As Bibliotecas Escolares de Lamego n.º 1 e de Sucres assinalaram o Dia Mundial da Poesia com maratonas de leitura de poemas.

Ler poesia em voz alta, evidenciando a sua sonoridade para sentir o prazer que a poesia transmite foi a proposta feita a alunos, docentes e convidados para comemorar o Dia Mundial da Poesia 2010. Assim, miúdos e graúdos trouxeram às bibliotecas poetas da sua preferência, revelando sucessivamente poemas sérios ou cómicos, curtos ou compridos, visuais ou tradicionais, com ou sem rima, eruditos ou populares, escritos para crianças ou para adultos, todos eles foram apreciados e aplaudidos.



























































sábado, 20 de março de 2010

Concurso de Leitura 'Viver Aventuras' - Entrega de Prémios

Decorreu, no dia 19 de Março, na Biblioteca Escolar de Sucres, a entrega de prémios aos primeiros classificados do 1.º CEB do Concurso de Leitura 'Viver Aventuras'.

Integrado nas actividades da Semana da Leitura promovidas pelas Bibliotecas Escolares, o Concurso de Leitura 'Viver Aventuras' contou com a participação de 55 alunos - 35 do 4º ano, 10 do 6º ano e 10 do 9º ano - provenientes de diversas escolas do Agrupamento.

Conforme o regulamento do concurso foram atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada ciclo de ensino.

Os vencedores do 1.º CEB foram:



1º Lugar - Sérgio Nuno Freitas Filipe

2º Lugar - Eduarda Gomes Luís

3º Lugar - Carlos Miguel Nóbrega Almeida








Os vencedores com os seus professores:

Prof.ª Lúcia Oliveira
Escola EB1 de Ordens

Prof. Eugénio Ribeiro
Escola EB1 de Magueija






O Sérgio, a Eduarda e o Carlos Miguel com pais e familiares.











Para a entrega dos prémios e dos certificados não faltaram:

Carlos Rei - Director do Agrupamento,

Salvador Costa - Coordenador da Comissão Instaladora da APEEAVL,

Aurélio Trindade - Coordenador do Departamento do 1º CEB,

Secundino Gil - Adjunto da Direcção do Agrupamento,

Ana Paula Sousa - Coordenadora das Bibliotecas,

Liliana Monteiro - Presidente da Junta de Freguesia de Magueija,

Rafael Gonçalves - Junta de Freguesia de Penude

Isabel Cristina Santos, Maria Remédios Lourenço e Manuela Ferreira - Bibliotecas Escolares do 1º CEB.


A esta iniciativa associaram-se os colegas das escolas do Sérgio, da Eduarda e do Carlos que animaram a sessão com danças, canções, poesia e apresentação de trabalhos.

E como a Semana da Leitura só terminou de facto com a entrega destes prémios, os alunos da Turma A da Escola EB1 de Magueija terminaram com um poema:


Um livro é um amigo
Não o deixes estragar
E mesmo que os teus colegas gozem
Não lhes deves ligar.

Não deixes de ler
E digo-o nestes versos
Porque nos diferentes livros
Há outros universos.

Espero que tenham gostado
Terminei o meu poema
Gostei muito de o escrever
E sigam este lema:

Deves ler muito
Porque faz bem à mente
Aprendemos muitas coisas
Até com os outros, a ser decente.

Adorei a Semana da Leitura
E de nela ter participado
Gostei de realizar as actividades
Espero ter a leitura, sempre, a meu lado!

Parabéns a todos os participantes!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

Sexta-feira, último dia da Semana da Leitura nas Bibliotecas Escolares do 1.º CEB, Alda Sousa, ex-coordenadora da escola EB1 de Lamego n.º 1, veio à biblioteca contar uma História com Água de Sara Horta Monteiro, Revista Cais, e sensibilizar os alunos que participavam na sessão para os valores da tolerância e da solidariedade.


A turma do 4.º B, retomou o tema da necessidade de cultivar valores indispensáveis para uma boa cidadania ao contar a história O Grilo Verde de António Mota: o respeito pela diferença só nos pode enriquecer.





Os alunos do 3.º A apresentaram todo o trabalho no âmbito do PNL sobre a obra A Revolta dos Alfinetes de Alexandre Honrado.


À tarde a poesia invadiu a biblioteca.
Os alunos da sala 3 do JI de Lamego nº 1 disseram em conjunto o poema O Canário de Luísa Ducla Soares.
A turma do 1.º C dramatizou com acessórios muito originais o Poema Pial de Fernando Pessoa.


Na Biblioteca Escolar de Sucres, a Semana da Leitura 2010 terminou em beleza com uma sessão sonora sobre a história de Peter Pan de J. M. Barrie, adaptada e dinamizada por Cláudia Cunha e Rui Oliveira, professores das AEC's de Música. Os alunos das Escolas de Juvandes, Ordens e Sucres narraram e criaram o fundo sonoro para cada uma das personagens:

Flautas de Pã - Peter Pan


Pandeiretas - Wendy





Pratos, clavas, reco-reco, maracas - Meninos Perdidos






Tambores - Capitão Gancho

Blocos de dois sons - Crocodilo





A Semana da Leitura 2010, nas Bibliotecas Escolares de Lamego n.º 1 e de Sucres, envolveu centenas de alunos, de professores, de funcionários das escolas e de convidados que não quiseram deixar de apoiar e de contribuir com todo o seu entusiasmo para a promoção da leitura.
Como melhor forma de exprimir o nosso agradecimento a todos aqueles que fizeram desta semana uma festa pedimos emprestadas as palavras de Fernando Pessoa:

'O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.'

As professoras

Isabel Cristina Santos,
Maria Remédios Lourenço,
Manuela Monteiro Ferreira

quinta-feira, 11 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

Quinta-feira, dia 11, quarto dia da Semana da Leitura 2010, António Lourenço, Presidente da Junta de Freguesia de Almacave, leu O Capuchinho Cinzento de Matilde Rosa Araújo: afinal as personagens dos contos infantis também crescem, envelhecem e podem descobrir a amizade.




Regina Guedes, adjunta da direcção do agrupamento, voltou a contar as venturas e desventuras de O Pequeno Coelho Branco de Xosé Ballesteros desta vez na Biblioteca Escolar de Lamego n.º 1.





Os alunos da sala 2 do Jardim de Infância do Jardim de Infância de Lamego n.º 3 e os alunos do 1.º A da EB1 de Lamego n.º 1 mostraram aos crescidos que também sabiam encantar e declamaram cantilenas, lengalengas e poemas de diversos autores.




Gervásio Pina, professor e músico, contou, com música, a história Os Ovos Misteriosos de Luísa Ducla Soares e propôs uma interessante actividade de descoberta de momentos cruciais da narrativa.

Os alunos da sala 1 do JI de Lamego n.º 3 e da turma do 1.º D da escola EB1 de Lamego n.º 1 trouxeram poesia à biblioteca.





Minervina Dias, professora e escritora, encontrou-se com as turmas dos 4.º C e 4.º D, falou da sua obra e foi surpreendida pelas apresentações feitas pelos alunos de poemas do seu livro Crescer com Versos.



Vítor Rebelo da Biblioteca Municipal de Lamego e Francisco Leite da Biblioteca Itinerante da CML, foram à Biblioteca Escolar de Sucres e levaram O Cuquedo de Clara Cunha.
Os alunos das escolas EB1 de Magueija, Ordens, Penude de Baixo e de Sucres viram, ouviram, gostaram e retribuíram com a apresentação de trabalhos realizados a partir das suas leituras.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

No terceiro dia da Semana da Leitura 2010 alunos e professores das Escolas EB1 de Avões deslocaram-se à Biblioteca Escolar para celebrar o prazer da leitura em conjunto com alunos e professores da escola EB1 de Lamego n.º 1.

O professor António Morais da escola de Avões de Lá dinamizou com os seus alunos divertidíssimas repesentações dos contos 'O Espelhinho' e 'O Paz de Alma' de António Torrado. O poema de Alexandre Parafita 'O Petiz e a Bissectriz' foi também dramatizado com muito humor.
Por sua vez a escola EB1 de Avões de Cá dramatizou o poema em diálogo A Cidade e a Aldeia.
Orientados por João Pereira, professor das Actividades Extra-Curriculares de Música, os alunos do 3.º A narraram uma história sonora.
O professor José Ribas trouxe à biblioteca um aroma de África com A Girafa que Comia Estrelas de José Eduardo Agualusa.

À tarde foi a vez de Cristina Bernardes trazer a fantasia da sua obra Nuvem ou o Sonho de Ser Almofada aos alunos da escola EB1: com uma almofada como Oceana acabam-se os pesadelos de todos os meninos

Os alunos do 1.º B, através de fantoches, dramatização, danças e cantigas deram vida à obra Meninos de Todas as Cores de Luísa Ducla Soares.
A turma do 2.º A mostrou todo o seu estilo e criatividade com o rap da leitura e a apresentação de trabalhos da turma realizados no âmbito do PNL e do PNEP.


Na Biblioteca de Sucres a professora/escritora Lídia Valadares foi surpreendida por uma invasão de pequenas réplicas de Fernando Pessoa que ouviram com muito interesse a história O Macaco Albino de Fernando Nobre.
Depois foi a vez dos sósias de Fernando Pessoa, alunos da turma A da Escola EB1 Arneirós, revelarem a biografia e a obra de Fernando Pessoa e dos seus principais heterónimos.

Regina Guedes, adjunta da direcção do agrupamento narrou com originais fantoches O Pequeno Coelho Branco de Xosé Ballesteros.
Para terminar em apoteose, as Educadoras dos Jardins de Infância de Magueija, Matancinha, Penude de Baixo, Ordens e Sucres adaptaram e teatralizaram a história da Carochinha e João Ratão maravilhando os seus alunos e todos os presentes.

terça-feira, 9 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

Semana da Leitura 2010

Terça-feira, dia 9, a Semana da Leitura 2010 prosseguiu plena de animação e alegria.

A Feira do Livro a decorrer na Biblioteca Escolar foi explorada pelos que queriam descobrir as últimas novidades editoriais ou, simplesmente, aproveitar os descontos na aquisição das suas obras favoritas.

A Biblioteca Escolar de Lamego n.º 1 acolheu Secundino Gil que leu com animação A Pele do Piolho de Luísa Ducla Soares para alunos do 1º ano e do pré-escolar.
A turma do 1ºA surpreendeu com poemas de autores portugueses, lengalengas e adivinhas.
Os meninos da sala 2 do Jardim de Infância de Lamego n.º 1 disseram e mimaram com muita graça O Poema do Esquimó.

As professoras das Actividades de Enriquecimento Curricular de Música Maria Calvão e Cláudia Pinho contaram e fizeram recontar uma história sonora para e com alunos dos 4º e 2º anos. Estes últimos equipados de instrumentos musicais produziram o fundo musical para os cenários e para cada uma das personagens: a princesa, o príncipe e o monstro.

A Biblioteca Escolar de Sucres recebeu a visita de César Luís de Carvalho. Este professor/escritor leu a sua obra A Greve dos Lápis de Cor, história que inspira uma séria meditação sobre o modo como nos relacionamos com os outros e com os objectos do nosso dia-a-dia. Os alunos das escolas EB1 de Magueija, Juvandes e Arneirós terão certamente mais elementos para reflectir sobre o exercício dos seus direitos mas também nos seus deveres de cidadania.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Semana da Leitura 2010

semana da leitura 2010

feira do livro - sessões de leitura teatropoesia

músicainglêsdramatizações - fantoches

encontros com escritores - convidados

concurso de leitura

leitura-a-par


PROGRAMA - SEMANA DA LEITURA - BE DE LAMEGO N.º 1


PROGRAMA - SEMANA DA LEITURA - BE DE SUCRES

A Semana da Leitura é uma actividade desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura que se propõe celebrar o prazer de ler.

Nesta ocasião as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Lamego contam com a participação, a diversidade e a criatividade de alunos, professores, encarregados de educação, escritores, autarcas e membros da nossa comunidade que unem esforços para tornar a leitura um bem plenamente usufruído por crianças e jovens.

A Semana da Leitura que hoje, dia 8 de Março, iniciámos pretende fazer da leitura uma festa.

Na sessão de abertura desta iniciativa Salvador Costa, Presidente da Comissão Instaladora da Associação de Pais, Carlos Reis, Director do Agrupamento de Escolas de Lamego, César Luís de Carvalho, Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Douro Sul e Marina Valle, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lamego, dirigiram palavras de incentivo à leitura aos alunos dos Jardins de Infância de Avões e de Lamego n.º 1. A esta sessão de abertura associaram-se ainda Secundino Gil, Adjunto da Direcção do Agrupamento, Ana Paula Sousa, Coordenadora das Bibliotecas Escolares, Aurélio Trindade, Coordenador do 1.º CEB, Leonor Carneiro, Formadora Residente do Programa Nacional do Ensino do Português e José Carlos Moreira, Coordenador da Escola EB1 de Lamego n.º 1.

Seguiram-se as intervenções dos mais pequeninos:

Os alunos da sala 1 do Jardim de Infância da Lamego n.º 1 com a sua educadora Teresa encantaram com o Rap da Leitura.

Os educadores João e Mariana leram e os alunos do Jardim de Infância de Avões dramatizaram O Sol e o Vento conto tradicional recontado por Maria Alberta Menéres (100 Histórias de Todos os Tempos, ed. Asa).

Otelinda Costa, coordenadora das Actividades de Enriquecimento Curricular de Inglês, veio à Biblioteca Escolar de Lamego n.º 1 e contou a história de Pinóquio na língua inglesa - Pinocchio de Carlo Colonni.

Os alunos do 3º B e do 4º A da Escola EB1 de Lamego n.º 1 retribuíram com poesia, os primeiros com poemas da sua autoria e os segundos com dramatização de poemas de António Mota (Se tu visses o que eu vi, ed. Gailivro).

Lídia Valadares, professora e escritora, seleccionou para ler Histórias que contei aos meus filhos de Fernando Nobre (ed. Oficina do Livro). Os alunos do 2º B leram quadras que escreveram e a turma do 2º C dramatizou com muita criatividade a fábula A Cigarra e a Formiga de La Fontaine.

Na Biblioteca Escolar de Sucres o primeiro dia da Semana da Leitura foi vivido com igual alegria e intensidade. O professor Secundino Gil escolheu Contos para Rir de Luísa Ducla Soares (ed. Civilização) para contar e encantar os alunos do 1.º CEB das escolas de Ordens e de Sucres. Esta Biblioteca Escolar recebeu também a professora e escritora Cristina Bernardes que apresentou a sua obra Nuvem ou o Sonho de Ser Almofada (ed. Tiquetaque) a uma sala repleta de crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º CEB. As educadoras Maria João e Teresa reinterpretaram esta história e deram vida à nuvem Oceana e à pequena Serena num teatrinho de fantoches.

Os alunos da turma B da escola EB1 de Arneirós demonstraram ser bons leitores mas também bons escritores e leram um conto que escreveram e ilustraram colectivamente.

Os alunos das escolas EB1 de Ordens e de Sucres apresentaram um trabalho de investigação sobre a evolução da escrita e como a invenção do alfabeto é, sem dúvida, fundamental para a escrita e para a leitura surpreenderam todos com uma coreografia da canção O Alfabeto - Carrossel da Fantasia.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Concurso de Leitura 'VIVER AVENTURAS'

No dia 4 de Março realizaram-se as provas do Concurso de Leitura 'VIVER AVENTURAS' promovido pelas Bibliotecas Escolares no âmbito da Semana da Leitura 2010.
Este concurso teve como objectivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da compreensão escrita.
As provas incidiram no conteúdo dos livros seleccionados de entre as obras recomendadas para cada nível de ensino pelo Plano Nacional de Leitura.
Os alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Lamego participantes no Concurso de Leitura 'VIVER AVENTURAS' deslocaram-se à Biblioteca Escolar de Lamego n.º 1 onde demonstraram as suas qualidades de bons leitores.
No final todos receberam um certificado de participação. Para os três primeiros classificados de cada nível de ensino haverá prémios a ser entregues encerramento da Semana da Leitura.