domingo, 24 de maio de 2009

A Menina que sorria a dormir de Isabel Zambujal

Vou falar-vos de um livro que me deixou fascinada: “A Menina que sorria a dormir”, de Isabel Zambujal.
Comecei por ficar curiosa com o título. Sorria a dormir?! Porquê? Usei um dos direitos do leitor, prescritos por Daniel Pennac no seu livro “Como um romance”, e comecei a “debicar” o livro aqui e ali, encontrando passagens que me agradaram imenso e me impeliram à sua leitura completa. Conta-nos a história de uma menina, a Glória, que vivia numa aldeia pequena e com poucos habitantes. Era uma menina igual a tantas outras, mas tinha uma dificuldade: não conseguia dormir sem ser embalada por histórias. Quando alguém parava de contar a história, fosse a que horas fosse, a menina abria imediatamente os olhos e dizia, sorridente: “- E depois, e depois?”. Ora, apesar de amor de mãe ser infinito, não há mãe que aguente noites inteiras e seguidas a contar histórias. Então, todos os habitantes da aldeia, num verdadeiro espírito solidário, cooperativo e comunitário, contribuíram para que a Glória tivesse um sono feliz e descansado, ou seja, seguindo uma escala elaborada pela professora daquele local, cada habitante, várias vezes por mês, passava a noite acordado a contar histórias à menina.
O pai, que vivia muito longe, também lhe contava histórias, através de cartas, que a faziam viajar por terras distantes. Era o único que lhe contava histórias de viagens. Cada habitante tinha experiências de vida e gostos de leitura diferentes, portanto cada um tinha o seu tipo de histórias preferidas. Uns contavam fábulas, alguns, adivinhas, outros, histórias de reis e de princesas ou histórias doces…
Só que esta situação estava a tornar-se insustentável para os habitantes da aldeia que, apesar de gostarem muito da menina, começavam a sentir o peso do cansaço acumulado de muitas noites em branco. Até que, um dia, Glória recebeu do pai um presente especial: uma caixinha e, no seu interior, uma menina que parecia uma princesa, deitada sobre um montinho de algodão branco e fofo como as nuvens. O bilhete que a acompanhava explicava que era uma “Fadinha de Olhos Fechados” e que a tinha descoberto num lugar onde as pessoas dormem a ouvir histórias, só que ninguém precisa de ficar acordado, pois todos os habitantes têm uma “Fadinha de Olhos Fechados a viver dentro da sua almofada. A Fadinha gosta de passar as noites a sussurrar histórias ao ouvido de quem dorme. A essas histórias chamam-lhes sonhos.” (p. 34).
O que aconteceu em seguida? Ah, isso eu não conto! Leiam o livro e deliciem-se.
Este livro fez-me lembrar um provérbio africano que diz o seguinte: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.” Quanta verdade e sabedoria ele encerra! Não tenhamos dúvidas de que é preciso uma “aldeia inteira”, ou seja, toda a Comunidade, para educar uma criança: Família, Escola, Sociedade, devem congregar esforços e articular estratégias, em prol da educação dos seus jovens. O resultado será compensador, altamente gratificante, como espelha esta história.
E, para finalizar, só queria expressar um desejo: Que nunca deixemos de ouvir o sussurrar da nossa “Fadinha de Olhos Fechados” e nunca percamos a capacidade de sonhar e, até, de envolver os outros nos nossos sonhos, pois se alguns são pessoais, muitos outros poderão ser colectivos e abranger a nossa “ALDEIA”.
É evidente que este livro, lido por uma criança ou um jovem, pode ter outras leituras, cada leitor faz a sua, pois “Se o texto é obra do autor, a leitura é uma actividade de reconstrução da significação por um leitor que lê o texto à luz do seu universo de referências” (Fernando Azevedo, Formar Leitores). Contudo, apesar de diferentes, as suas leituras não serão menos válidas, nem menos interessantes.

Lídia Valadares
12/05/2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projecto "O Espaço" - Hora do Reconto


O projecto "O Espaço" do Serviço Educativo do Museu do Douro, no ano lectivo de 08/09, mobilizou todos os alunos do Pré-Escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Lamego. Durante o desenrolar do projecto cada turma elaborou uma história original e construiu um livro recorrendo a diferentes materiais, técnicas e formatos.
As histórias foram (re)contadas nas escolas, nas Bibliotecas Escolares de Lamego n.º 1, na Biblioteca Escolar de Sucres e noutros espaços.
Os livros foram enviados para o Museu do Douro onde estarão expostos do dia 1 de Junho a Outubro.
Uma exposição a não perder!



















































segunda-feira, 4 de maio de 2009

Comunidade de Leitores


Os três desejos

"Sonhar não custa dinheiro. Por isso, o Manuel e a Maria, que tinham sempre a algibeira vazia, fartavam-se de sonhar.
-Ah, se eu fosse rico havia de arranjar um palácio e à volta uma quinta e à volta uma floresta a perder de vista..."

Contos Para Rir
Luísa Ducla Soares
il. Sandra Abafa
Civilização Editora, 2007












Maio traz-nos as desejadas cerejas.

A professora Arminda Rodrigues traz-nos histórias divertidas.

Em Maio saboreamos cerejas e ouvimos Contos para Rir de Luísa Ducla Soares.